terça-feira, 15 de março de 2011

Conhecendo o básico do Xcode

Decidi iniciar esse blog para concentrar aqui o que vou aprendendo de Objetive-C, Cocoa, podendo assim criar aplicativos tanto para Mac OS quanto para iOS.
Não vou me atentar a história da linguagem ou mesmo a instalação do Xcode, a suite de desenvolvimento para Mac, porque basta uma simples pesquisa na internet para encontrar diversos artigos sobre isso. O que farei aqui será do ponto de vista mais prático, visto eu ter penado bastante para assimilar alguns conceitos.

Pretendo então sempre ir trabalhando com pequenos projetos para mostrar alguns conceitos de Objetive-C e Cocoa para que você possa ir fazendo tudo na prática e assimilando tudo com mais facilidade.
Exemplo, mostro a criação de um pequeno programa, sua execução e a medida que formos construindo eu vou detalhando a funcionalidade do código e o que cada trecho faz, ajudará bastante a aqueles que tem somente uma noção de linguagem de programação.

Então para poder entender melhor os artigos, aconselho que estude pelo menos o básico de Orientação a Objetos e linguagem C, isso não tem como descartar, ajudará muito no aprendizado.
Vou começar agora com algo bem simples no Xcode. Duvidas não deixe de comentar.

Abra o Xcode, depois de instalado lógico, abrirá uma janela de apresentação e clique para criar um novo projeto, teremos então a seguinte janela:


Nessa janela selecionamos um template para poder criar nosso projeto, ao longo de diversos outros artigos vamos experimenta-los. Por hora clique em View-based Application(Aplicação baseada em uma visualização) e em seguida no botão Chose. Na próxima janela digite AppExemplo e escolha local onde seu projeto será salvo. Teremos então a janela do Xcode:



Repare que diversos arquivos são criados, eles serão essenciais quando formos programar diversas funções no nosso aplicativo. Vamos nesse momento apenas onde se constroe a interface dele, expanda a pasta Resources na lista que está no canto superior esquerdo e clique duas vezes em AppExemploViewController.xib, esses arquivos terminados com a extensão .xib são arquivos usado para construir a interface. Será aberto o Interface Builder como mostrado abaixo:


Repare na janela do centro chamada View, nela que construiremos os itens da nossa interface, do lado direito temos a Library que fornece nossos objetos, como botões, campos de texto, tabelas etc. Do lado direito temos o Inpector que permite ajustar diversas funções da nossa interface.  A janela mais abaixo será explanada em outro artigo quando formos inserir mais opções no nosso app.
Vá na Library e clique em Label e arrasta para a janela View, verá que o ponteiro do mouse se modifica com um sinal de mais, solte e verá que aparecerá uns pontos que permitem você ajustar o tamanho da Label, pode move-la também ao longo da View e verá que aparecem umas linhas guias que te permitem posicionar da melhor maneira.
Clique duas vezes na Label e digite qualquer coisa:


Salve  o arquivo e feche o Interface Builder voltando ao Xcode:


No Xcode vamos compilar o nosso projeto, clique no botão Build and Run, um que tem o icone do martelo e abrirá o nosso projeto no simulador assim:

Viu como foi fácil até aqui?
Deixe o projeto salvo. Vamos reutiliza-lo em outros artigos para podermos inserir mais funções e aproveitar e inseri-lo também na programação em Objetive-C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário